quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O Rio Araguaia nasce na Serra do Caiapó, na confluência dos Estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e deságua no Rio Tocantins, formando uma grande rede hidrográfica que une a Região Centro-Oeste ao Norte do Brasil. Também serve como divisa natural entre outros três Estados: Tocantins, Pará e Maranhão.

Ele abriga a maior ilha fluvial do mundo, a Ilha do Bananal ou de Camonaré, que possui 20 mil quilômetros quadrados. Uma imensidão dividida entre dois parques, um ecológico e outro indígena. Quando suas águas baixam – entre os meses de junho e outubro –, revelam-se em suas margens praias exuberantes de areia fina e branca. É como se o rio virasse mar, transformando-se numa paisagem ainda mais deslumbrante, que vem atraindo milhares de turistas todos os anos.

O amanhecer é lindo. Bandos de garças sobrevoam um céu imensamente azul, formando um coro, junto aos bem-te-vis, sabiás, azulões, uirapurus, coalheiros, mergulhões, marrecos selvagens, em meio a 660 espécies locais e migratórias que habitam o lugar. Até as gaivotas aparecem por ali, quebrando o preceito de serem tipicamente marítimas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário