segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

A melhor época para se pescar no Araguaia está situada em dois períodos curtos. O primeiro em março ou abril, no final das grandes chuvas de verão. O segundo no final de outubro ou início de novembro, logo no início das chuvas. Em ambos os casos, não dura mais que uma ou duas semanas. A temporada oficial, de maio a setembro, também oferece boas oportunidades, e é nela que se concentra toda a atividade que dá suporte ao turista.
Ter o apoio de alguém residente no local ou ponto que se pretenda demandar pode ser um trunfo importante. Existem associações de guias ou piloteiros em diversas localidades à margem do rio. Fazer um contato prévio com tais entidades é uma boa medida. Os hoteis ou pousadas, não raro oferecem serviços semelhantes - é uma questão de pesquisar... De qualquer forma, prevalece uma regra básica: quem melhor informado estiver, melhor resultados obterá!
A pesca nos cardumes, atualmente proibida - pela agressão ambiental imanente -, deve ser evitada. É necessário admitir que o simples fato do uso dos motores de popa, e conseqüente poluição (óleo 2T e gasolina - resíduos) já agride o meio-ambiente de forma irreversível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário